Perguntas Frequentes

Como achar o medicamento homeopático adequado?

Na homeopatia, governa o princípio de que a procura dos medicamentos que serão prescritos nunca é guiada pelo nome da moléstia nem pela condição patológica dos órgãos afetados. Ao contrário, sustenta-se que, sendo a totalidade sintomática o que constitui exclusivamente a doença, deve ser procurado o medicamento mais semelhante em seus efeitos aos sintomas do paciente. Essa abordagem se baseia no fato de que as diversas condições anormais dos órgãos no corpo apresentam alterações e sintomas típicos, em maior ou menor grau, modificados pelas condições e peculiaridades de cada paciente individual, o que torna cada caso particular um caso singular.

O que esperar de um medicamento homeopático?

Deve-se lembrar que os pacientes terminais já atravessaram os limites da curabilidade há muito tempo atrás e que seus mecanismos de defesa estão fracos ou quase inexistentes. Por isso, não se pode esperar as reações características da cura. Um medicamento homeopático bem escolhido pode diminuir a dor e melhorar a qualidade de vida de um paciente terminal. Mas não se podem esperar respostas curativas.

O medicamento Canova® se enquadra de maneira especial nestes quadros pela resposta imediata no alívio da dor e na recuperação da energia vital, do apetite e da melhora cognitiva do paciente, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

O Canova se enquadra no conceito de medicamento homeopático?

O medicamento Canova é um produto de formulação homeopática que se caracteriza por diluições dinamizadas e associadas de Aconitum napellus + associações, todos os componentes utilizados em sua formulação estão descritos nas principais Farmacopéias Homeopáticas Internacionais, entre elas, a brasileira, a norte americana e a alemã.

Sua técnica de produção é baseada nos princípios ditados por Hannemman, criador da Homeopatia. Estes medicamentos são adicionados entre si em etapas progressivas nos moldes homeopáticos através de uma técnica chamada sucussão, seguidas de diluição.

Em quais situações está indicado o uso do Canova?

Por ser um medicamento de suporte imunológico várias são as situações em que ele é indicado: como doenças infecciosas e inflamatórias.

O que posso esperar deste tratamento?

Este tratamento tem como objetivo de ação principal a ativação do Sistema Imunológico. Existe também como ação um fortalecimento da vitalidade do organismo como um todo, ocorrendo aumento do apetite, diminuição da dor e uma melhora no estado de ânimo. Tudo isso contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Em quanto tempo se observa o efeito desse tratamento homeopático?

A resposta ao tratamento varia de pessoa para pessoa. Depende de seu estado imunológico quando inicia com a homeopatia. Como em qualquer tipo de tratamento, é importante que o paciente tenha uma aderência ao mesmo, fazendo uso regular da medicação ao mesmo tempo em que deve manter uma boa alimentação, hábitos de higiene, repouso adequado e uma mente sadia.

Como se deve tomar este medicamento?

A regularidade na administração de qualquer medicação é de suma importância para o paciente, ele deverá ser ministrado de acordo com as instruções prescritas pelo profissional médico.

A homeopatia trata todas as doenças?

Existem doenças que são incuráveis por qualquer forma de tratamento, devido as lesões irreversíveis dos órgãos. Nestes casos o tratamento com o Canova pode melhorar a qualidade de vida do paciente. Portanto a homeopatia pode ser utilizada em quaisquer doenças, desde que o paciente seja avaliado por profissional da área da saúde.

Pode-se tomar medicamentos alopáticos ou fitoterápicos durante o tratamento homeopático?

Para isso é indispensável que seja consultado seu médico, pois ele é o profissional indicado para avaliar a necessidade desta associação. Mas a principio o uso concomitante das terapêuticas citadas não traz danos para a saúde.

O tratamento homeopático provoca efeitos colaterais ou reações adversas?

Não. O que às vezes pode ocorrer é o aparecimento de sinais e/ou sintomas decorrentes da resposta ao medicamento. Nestes casos, é importante comunicar ao profissional médico.

Durante o tratamento homeopático, é proibido ingerir álcool, café, chá, etc.?

Não necessariamente, a não ser que seja recomendado por profissional médico uma dieta de restrição.

Alimentos interferem no tratamento homeopático?

Sim. A alimentação interfere não apenas no tratamento com homeopatia, mas com qualquer tipo de medicação. No caso de medicamentos homeopáticos, recomenda-se que as refeições sejam feitas longe do horário da sua administração.

Gestantes e crianças podem tomar este medicamento homeopático?

Sim. Desde que o paciente tenha assistência de um médico experiente, com formação específica em homeopatia.

Deve-se acordar o paciente durante a noite para administrar a medicação nos horários marcados?

Normalmente não se interrompe o sono do paciente durante o tratamento homeopático. Somente em casos de recomendação médica.

Há diferença entre Fitoterapia e Homeopatia?

Sim. A Fitoterapia é a forma de tratamento, que usa medicamentos de origem vegetal, em forma de cápsulas, tinturas, chás, etc. A Homeopatia tem medicamentos de origem vegetal, mas também de outras origens, como animal e mineral, além disso a técnica de preparo dos medicamentos é totalmente diferente.

Quanto tempo leva para os medicamentos homeopáticos fazerem efeito?

Em doenças agudas, como inflamações os medicamentos homeopáticos geralmente agem rapidamente. Ao contrário dos medicamentos convencionais, que agem prontamente, mas muitas vezes suprem apenas os sintomas da doença, os medicamentos homeopáticos mobilizam e reforçam os recursos naturais de cura do organismo.

Há algum risco de segurança ao utilizar os medicamentos Canova?

As doses utilizadas nos medicamentos homeopáticos Canova, são extremamente diluidas, o que os torna completamente seguros, também para crianças, mulheres grávidas ou idosos. Eles não têm efeitos colaterais e podem ser ministrados em associação com outros medicamentos convencionais. As diluições utilizadas nos medicamentos Canova, estão em acordo com a tabela de diluições mínimas para uso humano do FDA. Este fato atesta a segurança da utilização dos medicamentos Canova.

Os medicamentos homeopáticos CANOVA® são produzidos com padrões rígidos de qualidade e segurança, e devem ser utilizados como qualquer outra medicação, sob orientação e acompanhamento médico.